27 de novembro de 2011

PT baiano homologa pré-candidaturas

 
PT star real version.svgO Partido dos Trabalhadores (PT) já está em processo de definição dos nomes que irá lançar para as prefeituras das duas maiores cidades do estado: Feira de Santana e Salvador. No próximo domingo, a sigla deve ratificar, no Encontro Municipal do PT na Princesa do Sertão, o nome do deputado Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, para concorrer ao Poder Executivo no município. Já no próximo dia 17 de dezembro, os petistas da capital baiana devem homologar a pré-candidatura do deputado federal Nelson Pelegrino ao Palácio Thomé de Souza.

O fato foi anunciado ontem pelo próprio parlamentar em entrevista a Raimundo Varela, no programa Balanço Geral, da Rede Record. Também neste domingo, os diretórios zonais vão eleger os delegados à reunião de dezembro. O quadro de fechamento em torno de Pelegrino foi confirmado à Tribuna pelo presidente estadual da legenda, Jonas Paulo, que assegurou:

“O nome dele une o PT”, disse. 
O deputado, que não esconde estar em ritmo de pré-campanha, fez um relato de sua história política e as metas à frente da administração de Salvador. Pelegrino contou que foi um dos fundadores do PT na Bahia e que antes de entrar na política advogou durante cinco anos em sindicatos.

Ele foi eleito pela primeira vez como deputado estadual em 1990, sendo reeleito em 94 e atualmente está no quarto mandato na Câmara Federal. “Estou muito satisfeito com a atividade política. O único 'porém' é que você sacrifica muito sua esposa, seus filhos, sua mãe e seu pai, que já perdi. É uma vida sacrificante”, relatou.  

Ele também não deixou de alfinetar os adversários sobre a conjuntura para as eleições municipais: “Eu talvez seja o único que assumir que sou pré-candidato. Sou um apaixonado pela cidade de Salvador e um militante dessa cidade, talvez por isso eu assuma que quero ser prefeito”, disse em tom enfático.

Sobre os planos para a cidade, Pelegrino disse que é necessário haver um choque de gestão: “Queremos fazer uma grande frente. Temos que refundar a cidade. Assim como o presidente Lula, acho que temos que governar pensando no futuro e não apenas em nossa própria administração”, frisou.

O pré-candidato ressaltou os projetos de mobilidade urbana como prioritários, a exemplo da integração dos modais e linha 2 do metrô até Lauro de Freitas e a execução dos projetos com a liberação de 1,6 bilhão do governo federal. Ele também lembrou a necessidade de que o bairro de Cajazeiras seja contemplado e que o trem do Subúrbio Ferroviário “pode avançar até Alagoinhas”. Ainda ontem, ele esteve na região do Subúrbio, onde conversou com lideranças e moradores.

Diferente de eleições anteriores, segundo Jonas Paulo, a perspectiva será a de não haver disputas internas na capital. “No encontro municipal, vamos aprovar as estratégias eleitoral na capital e afunilar a candidatura”, afirmou. Conforme o dirigente, as conversas sobre 2012 devem se intensificar com os partidos aliados.  Em Feira de Santana, segundo ele, a tendência é de fechamento em torno de Zé Neto. “É o nome que mais reúne (apoio dentro do PT)”, frisou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário