16 de março de 2012

Baixa Grande sofre com os efeitos da estiagem


Moradora do Brejo transportando água
O município de Baixa Grande, distante de Salvador a 252 km, localizado às margens da Estrada do Feijão, BA 052, no Território da Bacia do Jacuípe, está sofrendo com os efeitos da seca. Percorrendo o interior do município que foi decretado estado de emergência, pudemos constatar que a Prefeitura Municipal tem feito a sua parte na limpeza de aguadas comunitárias a exemplo do povoado de Viração. Também tem sido dada  na medida do possível, toda assistência às famílias necessitadas com água distribuída pela própria Prefeitura e pelo Exército Brasileiro. A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente juntamente com o Sindicato e as Associações tem feito a sua parte buscando recursos, capacitando o agricultor rural para conviver com a seca que é um fenômeno natural. 

Limpeza de aguada comunitária em Viraçã
O mais triste de toda esta situação não só em Baixa Grande, como em toda região, é a falta de compromisso de muitos agricultores com o nosso meio ambiente, provocando o desmatamento e queimada de forma desordenada e consequentemente a extinção da fauna e da flora, provocando assim uma desertificação praticamente neste município.

Queimada feita na estrada de Viração
Baixa Grande em sua extensão geográfica é formada por 70% de mata e 30% de caatinga. Porém, agente percebe que toda região de mata tem sido atingida com o efeito do desmatamento descontrolado. Não existe nenhuma nascente de riacho preservada com mata ciliar. Até a região do Brejo que sempre foi considerada uma reserva natural do município, está sofrendo com os efeitos da devastação.

Por: Jorge Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário