10 de abril de 2012

Feira de Santana é beneficiada com ações para enfrentamento da seca

Ed Santos/Acorda CidadeAções para fortalecer a agricultura familiar, nos municípios atingidos pela seca, foram anunciadas pelo Governo da Bahia e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) nesta terça-feira (10) durante um evento realizado na sede do Departamento de Infraestrutura da Bahia em Feira de Santana.
 
Entre as ações, houve a entrega de 53 retro escavadeiras aos municípios contemplados pelo programa Território da Cidadania. Outras sete máquinas foram entregues e outras 33 serão nas semanas seguintes, beneficiando, no total, 93 municípios. O investimento foi de aproximadamente R$ 18 milhões
 
 
O governador Jaques Wagner afirmou que essas ações, para enfrentamento da seca, são de várias naturezas e destacou o seguro garantia safra, que é um programa do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Ele falou também sobre a parceria com o Conab para garantir cesta básica, alimentos e sementes para os agricultores que estão com oportunidade de plantar.
 
“A nossa expectativa é que a chuva volte, mas enquanto isso, estamos fazendo essas ações para minimizar o sofrimento do povo baiano. temos cadastradas mais de 140 cidades e todos os municípios que concretizarem a emergência por falta de água, temos que ajudar”, disse o governador.
 
O ministro da Agricultura, Pepe Vargas, ressaltou a importância dessas ações. De acordo com ele, havia um pedido para a liberação de 25 milhões de reais, referente a uma emenda da bancada federal da Bahia, que será liberado.
 
“São 25 milhões específicos para compra de máquinas. Os municípios que não estão recebendo as máquinas pelo PAC 2, vão poder recebê-las  depois. Temos certeza que essas máquinas vão ajudar muito e por isso que já tínhamos autorizado a entrega de algumas delas para os municípios mais afetados”, destacou.
 
Pepe falou ainda sobre a liberação de recursos de 6 milhões de reais para a viabilização de bombas manuais e cata ventos para os poços que o estado já perfurou. Ele afirmou que o Estado também vai aportar recursos para essas ações. “São poços que não são adequados para o consumo humano, mas que podem ser usados para o consumo dos animais”, explicou.
Fonte:Acordacidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário