25 de abril de 2012

Serrolândia: Prefeito convoca reunião para discutir sobre o Arraiá e a Seca

A situação critica da seca que assola o município de Serrolândia ameaça a realização dos festejos juninos do arraiá du licurí, no ano que a cidade comemora meio século.
 
Reunião discute ações para minimizar os efeitos da seca
 
O prefeito Gildo Mota (PC do B), convocou uma reunião nesta terça-feira (24), com vereadores, secretários, sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, associação comercial e representantes de diversos segmentos para debater a estiagem que assola o município e as conseqüências para a realização dos festejos do arraiá du licurí.
Segundo o prefeito a situação critica da seca está afetando fortemente as famílias que sobrevivem da atividade rural. Em muitas propriedades falta água e comida para alimentar os animais. O emprego no campo ficou escasso, o que exige do município ações urgentes para auxiliar as famílias que tira o sustento da agricultura familiar e da criação de animais.
Na oportunidade o prefeito lembrou-se do alerta do Tribunal de Contas do Município – TCM (órgão que fiscaliza as contas dos gestores), sobre os gastos com festa de São João e micareta nos municípios que decretaram situação de emergência. Teme o chefe do executivo se a seca perdurar o prejuízo econômico é devastador e por isso convocou a reunião para fazer um debate mais aprofundado sobre as conseqüências e as ações que devem ser implementadas pelo município em parceria com o governo estadual e federal.
Arraiá dú Licurí: 20 ano de tradição
 
Sobre os festejos do arraiá du licurí, a opinião é que deve haver redução no investimento que chega em torno de 350 mil e caso a estiagem se prolongue e haja um agravamento que comprometa os serviços essenciais, a suspensão do evento que acontece a 20 anos. Os recursos serão destinados a programas que minimizem os efeitos da seca.
O certo é que nada foi definido. O prefeito que participa de uma reunião ainda esta semana em Salvador com outros gestores da região define a semana que vem às medidas que serão adotadas.

Gado prejudicado pela seca
 
O município que decretou situação de emergência por causa da seca, está recebendo do governo quase 30 mil para carro pipa. Outra importante ajuda chega do Ministério da Integração Nacional por meio da Coordenação Estadual de Defesa Civil – CORDEC, que está disponibilizando mais de 400 horas de maquinas para limpeza das aguadas públicas.
Paralelo a essas ações a prefeitura estuda a possibilidade de abrir frente de trabalho para os agricultores afetados e disponibilizar em parceria com o governo cestas básicas para as famílias em situação de calamidade. Outras medidas emergenciais estão sendo analisadas para minimizar os efeitos da pior seca dos últimos 40 anos.
Portal Serrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário